Consolidar é cuidar.

Um verdadeiro discipulador se importa com as vidas que o Senhor quer resgatar para o reino. Todos querem ser tratado como alguém especial e não com mais um. O novo convertido não é mais um na multidão, é um. Todos são cuidados, amados e acompanhados. O início da caminhada cristã é muito difícil e exige um discipulado eficaz, uma mão amiga e alguém para repartir lutas. Deus levantou a Igreja Batista Gênesis de forma responsável.

O Senhor Jesus disse: "Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda."

Outra vez Ele diz: "Nisto e glorificado meu Pai, que deis muito fruto, e assim serei meus discípulos." João 15.8

Nestes dois versos existem verdades chaves que são:
1. Jesus nos escolheu
2. Para irmos
3. Dar frutos
4. O nosso fruto deve permanecer

Fazer os frutos permanecer é responsabilidade nossa, e se resume em atitudes de Consolidar. Algumas atitudes de consolidador:

1. Cuidar
2. Ouvir